CuriosaMente conquista Prêmio Cristina Tavares Literário

Roberto Ramos/DP

O projeto da editoria de dados do Diario de Pernambuco, o CuriosaMente, foi vencedor do 2º Prêmio de Jornalismo Literário, variação do Prêmio Cristina Tavares, na categoria estudante. A premiação é promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope). Essa foi a segunda edição do concurso, ligado ao mais tradicional prêmio jornalístico pernambucano, o Cristina Tavares – o segundo mais antigo relacionado aos direitos humanos e ainda em atividade em todo o país.

O vencedor foi o repórter João Vitor Pascoal, com um guia das assombrações tipicamente pernambucanas. A reportagem Assombrações Made In Pernambuco foi publicada em 11 de setembro de 2016 e trata de como o imaginário popular é permeado por lugares macabros e lendas nunca realmente confirmadas. O trabalho mostra obras literárias que se debruçam sobre o assunto e apresenta um guia das assombrações, classificando-as quanto ao tipo e quanto ao local em que teriam sido originadas.

A entrega dos prêmios ocorreu na noite do dia 10 de julho, no Cinema São Luiz, no Recife. O prêmio teve patrocínio exclusivo da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Em 2016, o CuriosaMente se sagrou campeão em três categorias do Cristina Tavares, incluindo a de jornalismo literário na categoria estudante, com a estagiária Mayra Couto e sua reportagem “Com rimas e sonhos – Poesia ainda muda cotidiano e define vidas em São José do Egito”. Em 2017, a editoria também conquistou o Prêmio Urbana de Jornalismo, também na categoria estudante, com a reportagem publicada no AquiPE, Os dois lados da faixa, de Daniele Alves e João Vitor Pascoal, sobre locais do Recife em que a prioridade definitivamente é do pedestre, ainda que na força, uma junção de duas reportagens online que você pode acessar aqui no site (clique nos textos em destaque).

Confira também nossos finalistas:

CuriosaMente tem 3 finalistas no Prêmio Cristina Tavares Literário

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais:

Zoom

Zoom in Regular Zoom out

Facebook

Comentário(s)

Comentário(s)