Mulher trans amamenta pela primeira vez na história

jessicaerichsenkent / Creative Commons

Uma mulher transgênera – que nasceu com corpo de homem, mas se identifica como uma mulher -, foi a primeira na história a amamentar uma criança após estimular a produção de leite materno. Uma pesquisa publicada no periódico Transgender Health, mostrou o resultado do uso de coquetel para estimular a produção do leite.

A mulher, que preferiu não ter a identidade revelada, decidiu amamentar seu bebê após sua companheira ter decidido que não gostaria de passar por essa fase. Para começar a produção do leite materno, antes do nascimento da criança a mulher trans passou por médicos que a submeteram a um tratamento de três meses e meio para estimulação, também oferecido para mães de barriga de aluguel. O estudo foi feito por uma universidade britânica e o coquetel foi aplicado no Mount Sinai Center for Transgender Medicine and Surgery, em Nova York.

De acordo com a BBC, o leite materno produzido por ela foi o único alimento apresentado para a criança durante seis semanas, sendo definido como apropriado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Hoje, com seis meses, a criança complementa a alimentação com fórmula.

Segundo os pesquisadores à frente do estudo, ainda é necessário realizar testes para saber se todos os medicamentos presentes no coquetel são realmente necessários, em prol de desenvolver uma melhor fórmula para mulheres trans que desejem amamentar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: