Morre homem que afirmava ter 146 anos de idade

YouTube - nollygrio/Reprodução

O indonésio Mbah Gotho, que afirmava ser o homem mais velho do mundo (como você viu aqui no Curiosamente), faleceu no final do mês passado, no vilarejo de Java Central, na Indonésia, aonde vivia. Segundo seus documentos, ele havia nascido em 1870 – ou seja, tinha 146 anos de idade.

Segundo o jornal The Independent, o neto de Gotho, Suyanto, informou que seu avô havia sido internado em meados do mês passado, mas insistiu para voltar para casa seis dias depois. Desde então, havia se alimentado apenas de papa e bebia pouca água. Dois dias depois, ele faleceu.

Fumante compulsivo até o fim da vida, Gotho conseguiu viver mais do que seus dez irmãos, quatro esposas e todos os seus filhos – cujo número exato não é conhecido. Sua família, hoje, era composta de netos, bisnetos e até trinetos.

Ele foi sepultado no último domingo (30/04) em um túmulo comprado muitos anos antes; sua lápide, aliás, estava pronta desde 1992, quando – de acordo com uma entrevista concedida no ano passado – ele começou a se preparar para morrer.

O governo da Indonésia havia confirmado a veracidade da documentação de Gotho – ainda que ela nunca tenha sido verificada por auditores independentes e que novos nascimentos no país só tenham começado a ser oficialmente registrados em 1900. Assim, oficialmente, a pessoa que mais viveu em todo o mundo ainda é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997, aos 122 anos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: