“Mini-vulcão” de água quente e vapor assusta cearenses

Canal da Net/YouTube

Um fenômeno raro natural chamou atenção dos moradores de Maranguape, no Ceará. Uma pequena fenda com água fervente estava liberando fumaça e produzindo um odor forte, algo incomum de acontecer na região. O local faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Fundação Mata Atlântica cearense, localizada na Serra de Maranguape. Com a visita de geólogos ao local, foi possível averiguar que o fenômeno estava sendo causado por uma corrente-elétrica.

Em um vídeo que está circulando pelas redes sociais, alguns moradores falaram sobre a possibilidade de ser um “mini-vulcão”, mas essa teoria foi descartada pela Defesa Civil do Estado. “Não existe este tipo de fenômeno no Ceará. O que pode estar acontecendo é uma movimentação de terra que, por conta da pressão do local, que fica a aproximadamente 400 metros de altitude, esteja gerando este evento”, disse o chefe do núcleo de sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec).

No dia 23 de março de 2017, Geólogos da Universidade Federal do Ceará visitaram a região em um sítio da Fundação para tentar identificar o fenômeno. Eles descobriram que o calor da água e a fumaça foram causados por uma corrente elétrica de um fio-terra. Pelo vídeo não é possível perceber que há fios em contato com a água, mas assim que o fio-terra foi cortado, a fumaça parou.

“Esse contato do fio com energia e água produz calor, fazendo entrar em ebulição. É um efeito artificial em função de uma estrutura antrópica [ação do homem sobre o ambiente]. Não requer alarme, não tem nada de risco geológico, de desastre ou risco de incêndio”, disse o doutor em Geociências e professor do departamento de Geologia da UFC, Christiano Magini, ao portal de notícias do jornal O Povo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: