Golpe no WhatsApp promete “14º salário” e já atinge 770 mil pessoas

PSafe / Divulgação

Um golpe que promete o saque do “14º salário”, supostamente oferecido pelo Governo Federal junto à Caixa Econômica Federal, tem atingido milhares de pessoas em todo o país. Uma mensagem e link recebidos através do aplicativo promete verificar se o usuário está apto para efetuar o saque. Mais de 770 mil pessoas já foram atingidas pelo golpe, que pode confundir alguns usuários devido ao pagamento do abono salarial que está sendo feito pelo governo.

Ao receber a mensagem, a pessoa deve abrir o link e responder uma série de perguntas, as quais não importam a resposta dada e depois encaminhar essa mesma mensagem para outras dez pessoas. Os pré-requisitos são que o usuário tenha nascido entre janeiro e junho e que tenham trabalhado de carteira assinada entre 2014 e 2015. Assim, o golpe passar a ser disseminado através de grupos e amigos dentro do próprio app. Aqueles que respondem às perguntas, acabam tendo o celular invadido e está sujeito a ter o número cadastrado em serviços de SMS Premium, que aumentam a conta do telefone e até utilizam créditos pré-pagos.

PSafe / Divulgação

Para aqueles que foram vítimas do golpe, é aconselhado verificar junto a operadora se houve a contratação de algum serviço de SMS ou qualquer outro movimento não autorizado. Além disso, é importante verificar se foi instalado algum aplicativo indesejado ao aparelho.

Segundo a PSafe, empresa responsável pelo aplicativo de segurança digital DFNDR, em seis dias cerca de 770 mil pessoas já foram atingidas pelo golpe. O diferencial desse golpe, segundo a empresa, é que o cibercriminoso solicita permissão para enviar notificações ao celular do usuário. Isso permite que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: