Vaticano tenta barrar filme sobre romance gay e ele se torna líder de bilheteria

Divulgação

Um filme independente britânico se tornou líder de bilheteria na Itália por conta da tentativa do Vaticano em derrubar sua exibição. A película “Weekend”, romance que mostra o surgimento de um relacionamento gay entre dois homens e, por este motivo, sofreu uma tentativa de impedimento da Igreja Católica para o seu lançamento.

De acordo com informações do The Guardian, o filme é de 2011, porém, teve seus direitos comprados por uma distribuidora italiana após o filme “45 anos” do mesmo diretor, Andrew Haigh, ter recebido indicação ao Oscar. A Igreja não só tentou impedir a exibição, como o classificou como “não aconselhável, inutilizável e escabroso”.

biggaypictureshow.com/Reprodução

Mesmo sendo exibido em apenas 10 salas, “Weekend” alcançou a maior média de bilheteria por sala no país, no final de semana de estreia, de acordo com a revista especializada Variety.

A relação entre a exibição de filmes em cinemas e a Igreja Católica é algo delicado em solo italiano, isso porque mais de 1.100 salas de cinema no país são propriedades da Igreja, que com seus critérios, pode impedir a exibição de várias obras. O presidente da distribuidora Teodora, que veicula o filme na Itália, Cesare Petrillo, acusou a Igreja de homofobia. “Não vejo outra explicação”, apontou. “Eles decidiram que o filme era inaceitável, que deveria ser censurado e utilizaram todo o poder para paralisar a distribuição”, complementou.

Entretanto, com o sucesso obtido nas dez salas em que foi exibido, “Weekend” atraiu a atenção de mais 11 salas de cinema do país. A tendência, portanto, é de continuidade nas bilheterias positivas.