Transporte pretende encurtar viagens de 5 horas para 30 minutos

Tesla/Reprodução

Um novo meio de transporte terrestre, que promete ser bastante veloz, está sendo construído em Los Angeles. O Hyperloop é uma criação do empresário sul-africano Elon Musk e tem o objetivo de encurtar viagens de 5 horas para apenas 36 minutos, atingindo uma velocidade de 800 km/h. Inicialmente, o transporte ligará somente Los Angeles a São Francisco, cidades da Califórnia, EUA.

O projeto do Hyperloop foi criado em 2013 por engenheiros contratados por uma das empresas de Elon Musk, 44, a SpaceX. Além dela, ele também é fundador das empresas Tesla Motors – empresa voltada para carros elétricos nos EUA – além de ser um dos criadores do sistema PayPal.

O transporte se assemelha a um tubo e é feito de energia solar, eólica e cinética.  O transporte não é afetado por mudanças climáticas, tráfego e possíveis erros humanos. Além de não sofrer com terremotos. O custo foi avaliado em torno de R$ 250 bilhões.

Atualmente, funcionários da empresa estão construindo um protótipo de testes que serão realizados em Los Angeles. De acordo com o CNT Traveler, para criar e executar o projeto foi preciso um contingente de 500 funcionários.  O lançamento está previsto para 2018, nos EUA, e, provavelmente, 2020 na Eslováquia. Sobre o que o projeto pode proporcionar, o CEO da empresa, Dirk Ahlborn, disse: “Eu acho que viajar é uma porcaria. Acho que ninguém gosta de viajar. Você não deseja pegar um avião. Você deseja chegar. Nós podemos interromper isso”.

Apesar de ser uma tecnologia avançada e do custo alto para a construção, a empresa afirmou que o custo das passagens não será alto.