Sobrevivente de Barcelona também escapou de atentados em Londres e Paris

Julia Monaco / Divulgação

Com apenas 26 anos, a australiana Julia Monaco sobreviveu a três atentados durante uma única viagem à Europa. O primeiro, na London Bridge, cartão postal da Inglaterra. Na ocasião, ela ficou presa no metrô logo após uma van atropelar dezenas de pessoas e os motoristas saírem para esfaquear mais transeuntes. Menos de uma semana depois, enquanto estava na França, a mulher presenciou outro momento de tensão quando um policial foi assassinado em Notre Dame. O assassino foi perseguido pela polícia e executado.

Na investida mais recente, a mulher estava dentro de um shopping na região de La Ramblas quando percebeu uma movimentação suspeita: o atropelamento que deixou 14 mortos tinha acabado de acontecer a menos de 100 metros do local. “O número de policiais aumentou muito. De repente estávamos correndo pela nossa própria vida e nos jogando ao chão. Fomos orientados a nos afastar das janelas”, contou em relato comovente à rádio australiana 3AW. A mulher falou,ainda, do desespero das pessoas do lado de fora do shopping, que batiam nas janelas tentando entrar.

Mesmo após ter passado por duas ocorrências semelhantes, Julia relatou que não desconfiou de terrorismo a princípio. “Pensamos que era apenas um acidente. Só percebi que algo estava errado quando todos começaram a correr”. Mesmo se emocionando ao contar do desespero nos três locais e da situação na qual passou, ela afirmou que não tem medo de ficar ali. “Não estou com vontade de voltar para casa. Quero ficar aqui, não quero deixá-los”, disse.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: