Segundo estudo, você só deve ter 5 amigos de verdade

Warner Bros/Divulgação

De acordo com um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, cada pessoa tem apenas cinco amigos “de verdade” em meio à imensidão de contatos que dispõe nas redes sociais. De acordo com a pesquisa, nós conseguimos nos relacionar, em média, com um total de 132 pessoas. Números exorbitantes nas redes sociais indicam, na verdade, que a pessoa tem uma riqueza de colegas e, geralmente, cada novo contato adicionado ou seguido tende a ser mais distante da pessoa.

Segundo o Daily Mail, o trabalho comparou a relação de amizade das pessoas com as sociedades de caçadores e coletores. Eles explicaram que a partir dessa perspectiva evolutiva , era importante ter pequenos grupos de conexões quando eles estavam em expedições de caça ou em situações perigosas. A relação é que nós não temos um vinculo tão forte com um grande número de pessoas.

Assim, segundo o relato dos pesquisadores para o The Journal of The Royal Society Interface, as pessoas são semelhantes à sociedade dos caçadores e coletores porque costumam manter uma média de cinco amigos fortes e o resto são amigos de amigos que vão se conhecendo e adicionando e, por isso, são apenas colegas.

Eles ainda explicaram que existe a hipótese do “cérebro social”, que descreve a restrição do nosso cérebro para manter muitas relações estáveis a longo prazo. Além disso, concluem que cada vez mais as pessoas estão preocupadas em fazer networking, mas adicionar mais e mais contatos só os distancia de alguma forma do seu núcleo de amigos “reais” com os quais firmaram amizade não necessariamente atreladas a outros amigos em comum.