Rio no Canadá desaparece em apenas quatro dias

Dan Shugar/Reprodução

O rio Slims, com 24 quilômetros de extensão, se encontrava no território canadense do Yukon. Seu curso era alimentado pelas águas da geleira de Kaskawulsh. Em seus trechos mais largos, se estendia por até 150 metros. Se “encontrava” e se “estendia” porque o Slims deixou de existir – desapareceu por completo. E basicamente em apenas quatro dias.

De acordo com uma pesquisa publicada recentemente, a causa, como a de muitos outros fenômenos estranhos que tem acontecido pelo mundo, foi o aquecimento global. Com o aumento da temperatura, a Kaskawulsh alcançou níveis intensos de derretimento, na primavera do ano passado. O volume de água, muito maior do que o comum, acabou se desviando para outro curso, chegando ao leito do rio Alsek – a milhares de quilômetros do Slims, que em maio de 2016 apresentou uma queda brusca de nível naqueles quatro dias e acabou secando ao longo do verão.

Esses fenômenos são conhecidos pelos estudiosos como “pirataria fluvial” – e apesar do nome, decorrem apenas de fatores naturais (ainda que intensificados pela ação humana). Um dos autores da pesquisa, o geocientista Dan Shugar, da Universidade de Washington Tacoma, afirmou à BBC que existem registros de ocorrência de pirata fluvial milhões de anos atrás; mas esta é a primeira vez que ele ocorre na atualidade.

O local onde antes se localizava o leito do rio começa agora a ser tomado pela vegetação rasteira. Ventos fortes criam verdadeiras tempestades de poeira levantada do solo agora seco. Além do aumento do nível de outros rios, o estudo aponta outras consequências da drástica mudança, como o desequilíbrio ecológico causado pela alteração, por exemplo, na população de peixes, e até mesmo no abastecimento de água da região.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: