Por indisciplina, mãe abandona dois filhos na escola

André Almenara / Cortesia

Uma mãe abandonou os dois filhos, um casal de irmãos de 8 e 9 anos, revelando não ter condições de ficar com as crianças por elas serem muito “indisciplinadas”, na cidade de Maringá, interior do Paraná. O crime aconteceu quando a mulher deixou as crianças na escola municipal onde estudavam e afirmou aos responsáveis pela instituição que não voltaria para buscá-las. Os irmãos foram encaminhados para um abrigo da região pelo Conselho Tutelar.

Segundo funcionários do colégio, os dois alunos estavam muito sujos e apresentavam sinais de agressões físicas e a Secretaria Municipal da Educação afirmou que a escola notificou o Conselho Tutelar mais de uma vez após perceber o comportamento suspeito da mulher. Um Boletim de Ocorrência por abandono de incapaz e maus tratos foi registrado na Delegacia de Maringá.

Segundo o jornal Paraná Portal, quando procurada por membros do órgão, a mãe reforçou a incapacidade de permanecer com os filhos, disse que não conseguia ter controle sobre os dois e afirmou: “Pode levar, eles já são adotados mesmo”. Além disso, quando questionada sobre a acusação dos atos de violência, ela não hesitou em ratificar: “Bato mesmo!”, confirmando comentário da filha de 9 anos “foi a mãe que me deu uma paulada”.

Acessando o histórico das crianças, o Conselho Tutelar revelou que a certidão dos irmãos traz o nome da mãe adotiva, o que mostra que o processo de adoção foi feito legalmente. A mãe biológica é irmã da suspeita, porém é usuária de drogas e vive em situação de rua, ainda de acordo com o órgão. Sabendo do crime, em menos de 24h, algumas famílias se prontificaram para adotar os irmãos e um novo processo de adoção deve ser aberto judicialmente.

O Centro Municipal de Apoio Especializado Interdisciplinar (Cemae) foi acionado para prestar apoio psicológico à família e as crianças serão submetidas a exames no Instituto Médico Legal (IML) para notificar a ocorrência das agressões. A assessoria da Polícia Civil disse que não vai se manifestar sobre o caso.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: