Pessoas que têm irmãs são mais felizes, diz pesquisa

Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Montfont e Ulster descobriram que ter uma irmã pode fazer uma pessoa sentir-se mais feliz e otimista. O estudo foi feito a partir de questionamentos e testes com 571 jovens, com idades variando de 17 a 25 anos. Os participantes foram submetidos a questionários psicológicos capazes de medir e avaliar aspectos do indivíduo incluindo a saúde mental e perspectiva positiva de vida. A conclusão da pesquisa foi que as irmãs costumam incentivar os irmãos a serem mais abertos, comunicativos e a expressarem seus sentimentos, fatores que afetam diretamente a saúde mental, segundo os cientistas. “As irmãs parecem encorajar uma comunicação mais aberta nas famílias. No entanto, os irmãos parecem ter o efeito alternativo”, comenta, em entrevista ao jornal britânico Independent, o professor Tony Cassidy, que ajudou a produzir o estudo.

Tony também sugere o motivo de, nos homens, a comunicação ser mais restrita. “Pode ser que os meninos tenham uma tendência natural de não falar sobre coisas. Com eles juntos, trata-se de uma conspiração de silêncio para não falar. As meninas tendem a quebrar isso”, explica. O estudioso afirmou ainda que a descoberta se consolida ainda mais em famílias cujos pais são separados. “Eu acho que essas descobertas podem ser usadas por pessoas que oferecem apoio a famílias e crianças durante momentos difíceis. Podemos ter que pensar cuidadosamente sobre a maneira como lidamos com as famílias de muitos meninos”, pontua.

Em paralelo à essa pesquisa, uma outra, iniciada na Universidade Brigham Young envolveu 395 famílias com mais de uma criança e também constatou: Pessoas que têm irmãs conseguem ser mais amáveis e descontraídas. O estudo acrescenta que irmãos também trazem benefícios, desde que o relacionamento deles com o resto da família seja mais amoroso do que competitivo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: