Mapa do calor: as 10 cidades com temperaturas mais altas em Pernambuco

Wikipedia / Reprodução

O estado de Pernambuco é conhecido pelas altas temperaturas durante todo o ano. Em “hellcife”, como também é informalmente conhecida a capital pernambucana, os turistas e locais podem aproveitar a praia em qualquer estação, sem medo – salvo raras exceções. Em 2017 não foi diferente, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) chegou a registrar 38,8 °C no São Francisco pernambucano, no município de Floresta. As 10 temperaturas registradas foram nos três primeiros meses do ano, quando o verão é oficial. A estação é definida entre 21 de dezembro a 20 de março.

De acordo com Roberto Pereira, meteorologista da Apac, isso se dá devido a inclinação do sol em relação ao hemisfério sul. “De janeiro a março, temos pouca umidade e pouca luminosidade, devido a isso temos também uma maior incidência de raios solares que se transformam em energia ao tocar o solo. O resultado dessa combinação são as altas temperaturas”, explicou Roberto.

é a maior temperatura histórica registrada em Pernambuco

A temperatura mais alta, registrada em toda história do estado de Pernambuco, foi em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Foi em 3 de janeiro do ano de 1963 que os termômetros da cidade chegaram a registrar 44,1°C. O clima da região, semiárido, conta com escassez e irregularidade de chuvas e resulta nas altas temperaturas o ano todo.

* Mapa desenvolvido com base nos dados divulgados pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac)

Confira também:

As 10 cidades com menores temperaturas em Pernambuco em 2017

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: