As 10 cidades com menores temperaturas em Pernambuco em 2017

Wikipedia / Reprodução

Pernambuco é conhecido pelo calor que dura o ano inteiro, mas, basta chegar o inverno que municípios como Garanhuns e Triunfo ficam lotados de pessoas que vão para aproveitar o friozinho que faz no mês de julho. Mas, em 2017, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) já registrou a temperatura de 12,7 °C no estado, em São José do Egito, no Sertão do Pajeú. O inverno começou oficialmente em 21 de junho e vai até 22 de setembro de 2017. Porém, as 10 temperaturas mais baixas registradas foram todas no mês de julho, sendo duas delas no Agreste e todas as demais no Sertão – tendo Araripina como o município com a mínima mais baixa mais distante do mar. O Recife, em agosto, também atingiu uma mínima histórica, registrando a menor temperatura desde 2012.

Segundo Roberto Pereira, meteorologista da Apac, os meses com menos chuvas, ou seja, com menus nuvens no céu, tendem a ser os mais frios. “A perda de energia radioativa do sol, acumulada durante o dia, é muito mais rápida em noites de céu claro, sem nuvens. Com essa rápida dissipação, as noites tendem a ser mais frias, alcançando as temperaturas mais baixas do ano, no meses de julho e agosto”, explica. Em geral, os termômetros atingem os menores índices no início da manhã, antes da ação do sol, quando o solo deve começar a, novamente, acumular os raios solares do dia e, logo, voltar a esquentar.

Em toda a história registrada, foi no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú, que foi verificada a menor temperatura em Pernambuco: 6,8°C. O termômetro bateu a marca em 07 de julho de 1975. O município é propício para as quedas de temperatura por conta da faixa leste, onde fica localizado, ter menor índice de chuvas.

é a menor temperatura histórica registrada em Pernambuco

* Mapa desenvolvido com base nos dados divulgados pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac)

 

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: