Mãe gera polêmica com texto em que diz não ensinar filho a dividir

Alanya Kolberg / Facebook

A americana Alanya Kolberg é mãe de um garoto de apenas 6 anos de idade, Carson, que ainda está em fase de crescimento e passa todos os dias por situações que ajudarão a formar seu caráter e educação. A mulher escreveu um texto em sua conta particular no Facebook, dizendo que não ensina seu filho a dividir coisas com outras crianças e explicou o porquê. A publicação já alcançou mais de 215 mil compartilhamentos e está dividindo opiniões entre mães e pais de outras crianças ao redor do mundo. 

O texto, intitulado “Meu filho não é obrigado a dividir com o seu” mostra o ponto de vista da mulher, comparando uma criança a um adulto. “Se eu, uma adulta, entrar no parque comendo um sanduíche, eu sou obrigada a compartilhar meu sanduíche com estranhos no parque? Não! Algum adulto bem-educado, um estranho, estenderia a mão para servir-se do meu sanduíche e ficaria irritado caso eu o puxasse para longe? Não, de novo. Então, realmente, enquanto vocês estão me olhando feio, presumivelmente pensando que meu filho e eu somos rudes, de quem são os modos faltando aqui?“, escreveu Alanya.

Na publicação ela diz que ensina o filho a ter total liberdade e fazer apenas o que se sentir a vontade. O garoto estava no parque com a mãe para encontrar uma coleguinha e estava ansioso para mostrar os bonecos a ela, e por isso não quis dividir com outros seis garotos que estavam ao redor exigindo que Carson compartilhasse os brinquedos. “O objetivo é ensinar nossos filhos como funcionar quando adultos. Enquanto eu conheço alguns adultos que claramente nunca aprenderam a compartilhar enquanto eram crianças, eu conheço muitos mais que não sabem como dizer não para as pessoas, ou como estabelecer limites, ou como praticar o autocuidado”, explicou a mãe.

Confira o texto na íntegra em português:

MEU FILHO NÃO É OBRIGADO A COMPARTILHAR COM O SEU

Assim que entramos no parque, Carson foi abordado por pelo menos 6 meninos, todos ao mesmo tempo exigindo que ele dividisse o seu Transformers, boneco do Minecraft, e caminhão. Ele estava visivelmente sobrecarregado e apertou os brinquedos contra seu peito quando os meninos queriam pegá-los. Ele olhou para mim. “Você pode dizer que não, Carson”, eu disse. “Apenas diga não, você não precisa dizer mais nada.” Claro, logo que ele disse não, os meninos correram para mim dizendo que ele não estava dividindo. Eu disse: “Ele não tem que compartilhar com você. Ele disse que não. Se ele quiser compartilhar, ele vai.” Isso me deu alguns olhares feios de outros pais.  

Aqui está um exemplo: Se eu, um adulto, entrar no parque comendo um sanduíche, sou obrigado a compartilhar meu sanduíche com estranhos no parque? Não! Algum adulto bem-educado, um estranho, estenderia a mão para pegar meu sanduíche, e ficaria irritado se eu o puxasse para longe? De novo não. Então, realmente, enquanto você está me me olhando feio, presumivelmente pensando que meu filho e eu somos rudes, de quem são os modos faltando aqui? A criança relutante em dar seus 3 brinquedos para 6 estranhos, ou os 6 estranhos exigindo ganhar algo que não lhes pertence, mesmo quando o proprietário está obviamente desconfortável? O objetivo é ensinar nossos filhos a agirem e pensarem como adultos. Embora eu saiba que alguns adultos claramente nunca aprenderam a compartilhar como crianças, eu conheço muitos outros que não sabem como dizer não às pessoas, ou como definir limites, ou como praticar o autocuidado. Eu incluída. 

Em todo caso, Carson só trouxe os brinquedos para compartilhar com a filha do meu amigo, que nós estávamos nos esperando no parque. Ele só não queria compartilhar com as crianças gananciosas porque ele estava animado para surpreendê-la com eles. A próxima vez que o seu filho correr para você, chateado porque outra criança não está compartilhando, lembre-se que nós não vivemos em um mundo onde é propício dar tudo o que você tem a alguém só porque eles disseram isso, e eu não vou ensinar meu filho que é assim que funciona”.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: