Louva-a-deus comem cérebros de pássaros e preocupam biólogos

Universidade da Basileia / Divulgação

Um estudo feito por pesquisadores e biólogos da Suíça e Estados Unidos, através das Universidades de Basileia e Nova Iorque, relevou que louva-a-deus estão atacando pássaros ao redor do mundo. Os animais, que geralmente se alimentam de pequenos insetos e aranhas, estão devorando pássaros perfurando seus crânios para comer o tecido cerebral. “Eles simplesmente mantêm a presa, e os comem enquanto ainda estão vivos, lentamente e devagar até que não haja mais nada”, explica o autor do estudo, Martin Nyffeler, ao HuffPost.

Para confirmar o fenômeno mundial, os pesquisadores analisaram casos através de artigos publicados, teses e até mesmo postagens em redes sociais. Ao todo, foram encontrados 147 casos em 13 países. Apesar de o primeiro caso documentado ter acontecido em 1864, 70% dos ataques aconteceram entre 2000 e 2015.

Os casos mais frequentes, cerca de 70%, se passam nos Estados Unidos, onde os louva-a-deus atacam beija-flores. Com o hábito de soltar louva-a-deus em plantações e área de campo para eliminar pragas, esses predadores podem acabar matando animais que as pessoas querem por perto, como borboletas e beija-flores. “Nosso estudo mostra a ameaça dos louva-a-deus para algumas populações de aves.Portanto, é aconselhável um grande cuidado ao liberá-los para o controle de pragas”, explica Martin.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: