Galinhas de 100 espécies ganham ‘minutos de fama’ em ensaio fotográfico

As galinhas passam longe do conceito geral quando o critério é beleza. Certamente o que vem na mente quando se pensa em animais bonitos, um gato e um cachorro podem ser as primeiras opções. Entretanto, os fotógrafos italianos Moreno Monti e Matteo Tranchellini contrariam os pensamentos subestimados em relação a essas aves e trouxeram à tona toda a elegância de 100 espécies por meio do projeto Chic! Ken. As galinhas foram retratadas em mais de 200 fotografias, que resultou em um fotolivro com capa dura.

Tranchellini foi o primeiro da dupla de fotógrafos a se conscientizar sobre a ‘classe’ que as galinhas poderiam ter. Isso aconteceu em 2013, enquanto o italiano procurava um animal de estimação para o seu estúdio, em Milão. Quem abriu caminho para que ele enxergasse beleza nas aves foi o fazendeiro Giorgio, que o convidou para uma exposição de galinhas. Juntamente com Monti, passou a filmar diversas galinhas e galos.

Em declaração ao portal My Modern Met, a dupla explica que “sentiu que as galinhas esperavam pelos momento de ser o centro das atenções”. O cuidado com os animais durante as sessões de fotografia foi uma das prioridades da produção. “Nenhuma das aves foi prejudicada, forçada ou agredida”, explicam, enfatizando que a coleção priorizou poses naturais que mostrasse a diversidade das galinhas.

De acordo com os fotógrafos, as aves tinham uma capacidade natural de se mover na frente das câmeras. Alguns animais foram registrados em diversos ângulos, como um olhar sobre o ombro, tal como se houvessem ensaiado as poses como pessoas. Algumas espécies ganharam destaque no ensaio, como a Frizzle Bantam, que sacudiu a plumagem cor de cobre para as lentes.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: