Junto a icônica foto de rinoceronte abatido, Brasil leva prêmio de fotografia

Marcio Cabral / Divulgação

A foto de um tamanduá atacando um cupinzeiro no Parque Nacional das Emas, em Goiás, rendeu ao Brasil um título mundial de fotografia. O brasiliense Marcio Cabral, reconhecido pelas imagens de paisagens e fotos panorâmicas ao longo da carreira, batizou a cena fotografada como “O Invasor Noturno” e venceu na categoria “Animais em seus ambientes”. Segundo a descrição da foto, o profissional, geógrafo por formação, passou mais de três anos visitando a região até o dia em que conseguiu o clique que tanto queria: uma longa exposição feita apenas uma vez.

O prêmio principal da competição Fotógrafo de Vida Selvagem, promovida todo ano pelo Museu de História Natural de Londres, foi para a famosa foto de um rinoceronte deitado no chão, ferido no rosto após ter seu chifre arrancado. O sul-africano Brent Stirton fez a fotografia vencedora na Reserva Hluhluwe Imfolozi, em seu país de origem, durante um período de investigação do comércio ilegal de objetos confeccionados a partir do animal. O crime, comum na região, gera lucro devido à crença de que essa parte do animal pode curar doenças. “As pessoas podem ficar enojadas ou horrorizadas, mas a foto te fisga e você quer saber mais, você quer saber a história por trás. E você não pode escapar disso; ela te confronta com o que está acontecendo no mundo”, contou um dos jurados da competição, Lewis Blackwell, em entrevista ao jornal britânico BBC.

Brent Stirton/WPY

Na categoria Retrato de animais, o irlandês Peter Delaney capturou o retrato de um chimpanzé muito à vontade descansando numa floresta no Parque Nacional Kibale, em Uganda. Segundo Peter, o animal passou muito tempo bastante agitado e emitindo sons para ganhar a atenção de uma fêmea do seu interesse. A foto foi tirada logo depois, quando ele desistiu por não ser correspondido. “Ele se deitou para trás, mãos atrás da cabeça, e descansou por um momento, como se sonhasse sobre o que teria acontecido”, explicou. O autor da imagem chamou-a de Contemplação.

Peter Delaney/WPY

Confira outras fotos vencedoras das demais categorias:

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais:

Zoom

Zoom in Regular Zoom out

Facebook

Comentário(s)

Comentário(s)