Índia cria esquadrão especializado no combate ao assédio sexual

@DailyHunt / Twitter

Praticamente toda mulher já passou pela situação desconfortável de sofrer algum tipo de assédio nas ruas. Cantadas, assobios e até ofensas são alguns dos maiores relatos. O problema acontece no mundo todo, mas a Índia desenvolveu um método diferente para lidar com o indesejado.

A administração do estado indiano de Uttar Pradesh, formou uma força policial exclusiva para punir infratores que estivessem assediando as mulheres. O grupo composto por policiais homens e mulheres, foi nominado de “Esquadrão anti-Romeu”, em alusão ao personagem do romance de William Shakespeare. Esses agentes são responsáveis por fiscalizar o comportamento dos homens e em qualquer sinal de perturbação, sem o consentimento das mulheres, os indivíduos acabam atrás das grades, como relata a BBC.

O assédio sexual é um problema grave no país, com estupros muito frequentes. A iniciativa da criação da polícia “anti-assédio”, porém, tem causado polêmica e divide opiniões no país. Críticos dizem que a polícia exagera, por chegar ao ponto de pedir identificação de todos os homens, suspeitos ou não. Além que relatos sugerem que os próprios maridos ou acompanhantes das mulheres são, às vezes, confundidos com potenciais agressores. Já os defensores, acreditam que a iniciativa pode inibe a prática de assédio.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: