Hino do Canadá muda em prol da igualdade de gênero

Um projeto de lei para modificar o Hino Nacional do Canadá, fazendo com que ele tenha um gênero neutro, foi aprovado na câmara do país. A votação terminou com 219 votos a favor e 79 votos contra, e o trecho, na segunda linha do hino, passou de O amor patriota que a todos os vossos filhos comanda para O amor patriota que a todos nós comanda, de acordo com o portal britânico The Telegraph.

A música foi composta em 1880, em francês, e traduzida de forma adaptada para o inglês no ano de 1908, mas só se tornou o hino oficial do país em 1980. O autor do projeto, Mauril Belanger, que sofre de esclerose, foi ovacionado pela casa. Apesar da quantidade de votos, alguns legisladores conservadores se opuseram à mudança. De acordo com eles, os canadenses não teriam sido consultados sobre a votação.

O debate sobre igualdade de gênero é cada vez mais frequente ao redor do mundo. Algumas escolas públicas do Reino Unido já permitem que as crianças escolham seu fardamento (saia ou calça), de acordo com o gênero com que se identifiquem. No próprio Canadá, o primeiro-ministro eleito no ano de 2015, Justin Trudeau, nomeou um governo igualitário pela primeira vez no país, com 15 ministras e 15 ministros.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: