Garota troca de pele a cada 45 dias e aposta que cirurgia mudará sua vida

The Nation / Reprodução

Desde recém-nascida, a indiana Shalini Yadav, de 16 anos, passa por dores excruciantes. Isso acontece a cada 45 dias graças a uma condição rara chamada de “síndrome do homem vermelho”, que causa uma “troca de pele”. Estima-se que uma em cada 300 mil pessoas tenha a doença, que faz a epiderme de quase todo o corpo despelar e cair. “Eu me sinto muito impotente quando vejo ela sentindo tanta dor”, desabafou a mãe em entrevista publicada pelo jornal britânico Daily Mail. Por causa da doença, Shalini deixou a escola e sofreu por humilhações de colegas durante toda a vida, sendo chamada de “menina cobra”.

 

A mãe dedica a vida a cuidar da menina, passando unguentos e dando banhos para aliviar a dor dela a cada uma hora. “A doença não está a matando, está tirando a vida dela de pouquinho em pouquinho”, afirmou Devkunwar, que chegou a dizer que a morte talvez fosse o caminho mais misericordioso para a menina. A história ganhou o mundo ainda no começo de 2017, quando dezenas de jornais internacionais republicaram fotos da agência SWNS. Meses depois, o apelo por socorro tomou uma nova (e otimista) guinada: um hospital da Espanha se ofereceu para custear todo o tratamento dela, assim como a mudança para o país europeu.

Agora, a menina vai viajar para se internar no Hospital Regional Virgen de la Vitoria, na cidade de Malaga, a 530 quilômetros da capital espanhola. Os médicos esperam que com poucos meses de medicação ela consiga andar sem o auxílio de uma bengala e esteja recuperada da condição. “Se não fosse por esta ajuda a minha filha sequer teria uma chance de uma vida normal”, afirmou a mãe.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: