Pesquisadores ampliam de 6 para 27 o número de emoções dos humanos

Max Pixel/Reprodução

Cientistas descobriram que há uma variedade muito maior de emoções do que se pensava. Anteriormente, acreditava-se que seres humanos eram capazes de sentir diferentes níveis de felicidade, tristeza, raiva, surpresa, medo e nojo. Agora, uma pesquisa da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, concebeu um mapa de emoções com 27 variações diferentes e propôs uma espécie de geometria dos sentimentos, que localiza todas as sensações em um eixo estudável.

“Nós queríamos mostrar a grande variedade de emoções no nosso mundo interior”, explicou um dos autores do estudo Alan Cowen, de acordo com o portal de notícias britânico Daily Mail. Para esse estudo, mais de 800 participantes registraram um ranking de sentimentos após assistir 30 de um total de 2,1 mil vídeos com de cinco a dez segundos, que incluíam cenas de nascimentos, bebês, casamentos, morte, sofrimento, aranhas, cobras, atos sexuais, desastres naturais, entre outros.

A tarefa realizada pelo primeiro grupo era de apenas registrar essas emoções de forma livre, o que levou às 27 emoções. De acordo com os cientistas, as respostas dos candidatos aos vídeos demonstraram vários estágios emocionais em diferentes nuances.

O segundo grupo teve que registrar as emoções a partir da intensidade com a qual ela era sentida. Mais da metade dos participantes sentiram a mesma categoria de emoção para cada vídeo.

O terceiro grupo teve que dar uma nota para as emoções que estavam sentindo, em uma escala de 1 a 9, usando dicotomias como excitação versus calma, positivo versus negativo e dominância versus submissão.

Baseado nas respostas anteriores, os autores do estudo passaram a conseguir prever como os participantes classificariam as emoções, utilizando um esquema geométrico que ficou exposto numa espécie de mapa interativo que mostra a resposta de cada um e a maneira como as emoções podem estar conectadas entre si.

Os vídeos foram expostos de acordo com o percentual de participação de cada emoção na composição da reação média do público a eles, o que influencia sua disposição e cor, como você confere abaixo:

Mesmo assim, cada uma dessas emoções ainda não pode ser considerada única. “Há gradientes de emoções entre admiração e paz, horror e tristeza, divertimento e adoração”, explicou. “Não há grupos finitos de emoção, tudo está interconectado”. Para ele, a linha entre “emoção” e “estado mental” é muito tênue e muitas vezes pessoas colocam sentimentos em caixas de “emocional” e “não-emocional”.

Uma outra pesquisa, da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos, se dedica a compreender como as emoções são lidas de pessoa a pessoa através dos olhos. Segundo o estudo de psicologia, as mulheres tendem a ser mais sensíveis na percepção de emoção alheia, enquanto homens têm mais facilidade em detectar sentimentos de luxúria e raiva. Para todos os gêneros, as habilidades de identificação melhoram com o tempo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: