Esmeralda gigante de 360 kg é encontrada na Bahia

Well Babo/YouTube

Uma esmeralda gigante, que pesa 360 kg e tem 1,3 metro de altura, foi encontrada na Mina da Carnaíba, na Bahia. A região é conhecida pela exploração do mineral. Esta é a segunda pedra de grande porte encontrada na região. A primeira, achada em 2001, tinha 380 kg e foi avaliada em cerca de R$ 1 bilhão.

A pedra foi encontrada a 200 metros de profundidade pela Cooperativa Mineral da Bahia, que tem autorização para explorar a área, e foi vendida para um minerador da região, que não foi identificado e também não quis revelar o valor que a pedra custou. De acordo com o advogado dele, Márcio Jandir, toda a documentação para legalizar a pedra já está foi realizada. “Hoje o proprietário da pedra está autorizado a transitar com ela em território nacional”, disse o advogado, destacando que o dono pretende expor a peça em museus e bibliotecas.

A primeira pedra foi levada para os Estados Unidos ilegalmente e, por muitos anos, foi motivo de disputa judicial entre o governo brasileiro e o americano. Em 2015, foi decidido que a pedra ficaria nos Estados Unidos, de acordo com informações do G1.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: