Em 15 dias, esponja de lavar louça acumula 680 milhões de bactérias e fungos, diz pesquisa

Wikipedia / Reprodução

Nada menos que 680 milhões de bactérias e fungos ficam acumulados em uma esponja de lavar louça ao longo de apenas 15 dias. É o que revela o estudo realizado pela Faculdade DeVry Metrocamp, na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

De acordo o médico Paulo Sérgio Ramos, chefe do ambulatório de doenças infecto parasitárias do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a proliferação desses fungos e bactérias se dá devido ao ambiente úmido e uso de água, que acabam por deixar o ambiente propício para a propagação. “Desde a preparação do alimento, até o momento de lavar a louça, a pia tende a ficar molhada e com resíduos de alimento. Esses resquícios entram rapidamente em processo de decomposição acelerando a proliferação”, explicou ao CuriosaMente.

A pesquisa da universidade paulista mostrou ainda que esse acúmulo pode resultar em febre, diarreia e problemas pulmonares, sobretudo em crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. O estudo, realizado por meio da análise de amostrar de esponjas utilizadas no período de 15 dias, mostra que a maioria desses organismos presentes nas esponjas já se encontram em nosso dia a dia, seja no corpo ou nos ambientes que vivemos, porém, o perigo nas esponjas é a quantidade desses organismos, concentrados em um único objeto.

Para prevenir o acúmulo, que acontece nas esponjas mas também em outros objetos, como panos de prato, Paulo Sérgio indica que é necessário evitar deixá-los molhados. “É preciso promover a higienização da pia e da cozinha como um todo. Não deixar os panos de prato molhados na bancada já é um grande avanço. Assim como também, é aconselhável deixar a esponja submersa em água sanitária por alguns minutos, para que ocorra a desinfecção enquanto a esponja seca e ela esteja pronta para ser usada novamente”, conta o médico, que recomenta o uso de uma mesma esponja ao longo de 10 a 14 dias, mas sempre com o trabalho de higienização do objeto.

A principal bactéria presente nas esponjas é a Escherichia Coli, normalmente encontrada no intestino dos seres humanos e animais. A contaminação é feita a partir de um simples contato com a esponja. Os pesquisadores afirmam que nem mesmo o sabão, limpa de verdade o objeto contaminado.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: