Descoberto pinguim gigante do tamanho de ser humano

Cientistas fizeram uma descoberta inusitada: nem sempre  os pinguins foram animais de  pequeno porte. Pesquisadores do  Senckenberg Research Institute em Frankfurt, na Alemanha, encontraram restos mortais de uma espécie antiga de pinguim gigante que habitou a  terra há mais de 60 milhões de anos e tinha a altura de um ser humano alto (1,77 metros) e um peso de 101kg. Os fósseis da espécie Kumimanu biceae foram achados no litoral da Nova Zelândia e seu grande tamanho possivelmente lhe permitia mergulhos mais frequentes. Com um fêmur medindo mais de 161mm, o material de  pesquisa fez com que os  estudiosos considerassem esse o maior e mais antigo pinguim encontrado no mundo. “O novo fóssil é um dos mais antigos  pinguins gigantes encontrados até agora – comprovando múltiplas origens de gigantismo em pinguins fósseis”, explicou o  Dr. Gerald Mayr, um dos líderes da pesquisa, ao jornal britânico DailyMail.

G.Mayr/Senckenberg

As espécies gigantes que viveram de 20 a 50 milhões de anos atrás estão bem documentadas, mas espécies mais antigas do que  esses períodos de tempo são mais difíceis de se estudar. Segundo os cientistas, os pinguins gigantes entraram em extinção  depois do surgimento de baleias, golfinhos, que os superaram por recursos. “Uma das  características notáveis da evolução do pinguim é a ocorrência de espécies muito grandes no início do cenozóico, 66 milhões de anos atrás, cujo tamanho corporal excedeu em grande parte o dos maiores pinguins vivos”, disse Mayr. Vale ressaltar que essa espécie foi contemporânea aos  dinossauros. “É maior do que todos os outros  pinguins fósseis que possuem porções esqueléticas substanciais preservadas”,  completou.

O estudo sugere que eles evoluíram num curto período de tempo, logo depois da transição evolutiva do pássaro de voo para  mergulho. “Um pinguim que rivalizasse com as maiores espécies anteriormente conhecidas existisse no Paleoceno sugere que o  gigantismo nos pinguins surgiu pouco depois de essas aves se tornarem mergulhadoras sem voo”, explica o cientista. O material  encontrado foram três ossos da asa, o fêmur, partes da pélvis e três vértebras do animal.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: