Com duas toneladas, espécie rara de peixe-sol é descoberto na Austrália

Murdoch University / Divulgação

Após passar 130 anos se esquivando da detecção dos cientistas, uma nova espécie de peixe gigante foi descoberta. Após passar quatro anos estudando a genética dos peixes-sol, Marianne Nyegaard, uma estudante de Phd da Universidade de Murdoch, em Perth, na Austrália, descobriu que apenas três, das possíveis quatro espécies, tinham sido identificadas. Após analisar as diferenças genéticas em mais de 150 amostras de peixes-sol, ela conseguiu identificar três espécies: Masturus lanceolatus, Mola mola e Mola ramsayi. Porém, ao aprofundar a pesquisa, ela encontrou evidências de que uma quarta espécie do peixe ainda não tinha sido identificada. Em 2014, ela deu início à pesquisa, que levou três anos para ser concluída com sucesso: a descoberta da espécie Hoodwinker sunfish, ou Mola tecta.

Murdoch University / Divulgação

“Desvendar esse mistério foi um grande enigma. O peixe é enorme, em grande parte solitário e bastante evasivo, então você não pode simplesmente sair e procurar um monte deles para estudar. Ele não é particularmente raro, mas é complicado ser estudado pois eles simplesmente vivem em partes do oceano onde a maioria dos humanos não vai. Eles mergulham centenas de metros para se alimentar e então voltam para a superfície apenas para tomar o sol. Depois de quatro anos de trabalho e a ajuda de muitas pessoas, é ótimo poder finalmente compartilhar essa nova espécie com o mundo”, comentou Marianne ao Daily Mail.

Os peixes-sol são os peixes ósseos mais pesados do mundo. As maiores espécies podem alcançar quatro metros verticalmente e três metros horizontalmente, sem falar no peso de quase 2.270 kg. Eles possuem um formato diferente dos outros peixes, um formato arredondado, pois nascem com uma barbatana traseira que não cresce. Foi um grupo de pesquisadores japoneses e da Nova Zelândia que avistaram o animal nas especificações que Marianne estava procurando e assim a alertaram.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: