Cientistas estão prestes a conseguir produzir sangue ilimitado

Pixabay/Reprodução

Cientistas do Daley Lab, no Hospital de Crianças de Boston, nos Estados Unidos, declararam que estão a um próximos de conseguirem fazer um abastecimento sem limites de sangue para tratar pessoas com problemas sanguíneos, de imunidade e para ajudar com transfusões. Eles estão tentando transformar células-tronco em sangue artificial há quase 20 anos.

O time de pesquisadores conseguiu criar uma mistura de diferentes tipos que incluem células-troncos que produziram outros tipos de sangue humano quando colocados em ratos. “Agora somos capazes de modelar as funções do sangue humano no que chamamos de ‘ratos humanizados’. Isso é um passo importante na nossa habilidade de investigar doenças genéticas do sangue”, explicou o líder do laboratório George Daley, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.

Outro estudo, na Inglaterra, havia conseguido transformar as células do sangue de um rato adulto em células-tronco de rato. Porém, o problema com o uso de células-tronco é o risco de a célula se tornar cancerígena. Uma das propriedade mais importantes das células-tronco é que elas conseguem se refazer e se copiar. “Essa característica de ser auto-renovar também é encontrada em tumores. Você está adicionando células que induzem a habilidade de proliferar”, explicou outra pesquisadora da área, Caroline Guibentif. Porém, nenhum dos dois times de pesquisa encontrou evidências de câncer causado por essa técnica de propagação do sangue, mas ainda é necessário fazer outros testes.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: