Cientistas criam comida usando água e eletricidade

Lappeenranta University of Technology / Divulgação

Um grupo de cientistas finlandeses decidiu usar da tecnologia disponível no Centro de Pesquisas Técnicas da cidade de Espoo para tentar acabar com a fome no mundo. O projeto, batizado de Food From Electricity, ainda dá os primeiros passos, mas apresenta resultado surpreendente. Os primeiros testes já conseguiram transformar dióxido de carbono, água e um tipo de bactéria em comida utilizando apenas uma fonte de eletricidade limpa, como energia solar ou eólica, para unir os elementos.

Os elementos são colocados em um biorreator movido por eletricidade. Dentro dele, moléculas de água são separadas e o dióxido de carbono presente no ar torna o clima ideal para proliferação das bactérias. Elementos como nitrogênio, fósforo e enxofre alimentam-as, originando o produto final. No fim do processo, a maior parte da água da mistura é drenada. O que sobra é uma farinha rica em nutrientes, com 50% de proteína e 25% de carboidratos.

A ideia dos cientistas é usar a farinha, com baixíssimo custo de produção, em misturas alimentares ao redor do mundo. “A tecnologia pode ser transportada para desertos ou outras áreas que enfrentam a fome”, explicou Juha-Pekka Pitkänen, coordenador do estudo, em entrevista ao jornal econômico Business Insider. Agora, os pesquisadores buscam uma forma mais rápida de criar o alimento, já que o biorreator, do tamanho de uma xícara de café, leva cerca de duas semanas para produzir uma grama da proteína.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: