Cientistas conseguem registrar sons raros no fundo do oceano

Foto: Skeeze/Pixabay

Cientistas produziram a primeira gravação que conseguiu registrar os sons da parte mais profunda do oceano. Agora, segundo o National Geographic, qualquer pessoa pode ouvir o que James Cameron vivenciou na parte inferior do Challenger Deep, um local extremamente remoto e de alta pressão.

Foram 23 dias gravando com um microfone fechado, de titânio, que garantiu um som, surpreendentemente, claro e bonito. A água transporta ondas sonoras muito bem, desde os ruídos das hélices até os sons de comunicação emitidos pelas baleias. Inclusive, os cientistas esperam utilizar esses material gravado como linha de base para analisar se os ruídos oceânicos pioraram com o passar do tempo.

O Challenger Deep é a parte mais profunda da trincheira de Mariana e fica localizado a cerca de 322 quilômetros a sudoeste de Guam. Essa região foi explorada por Cameron, em março de 2012, na Deepsea Challenger. O único sinal de vida encontrado por ele naquela região foram pequenos antípodes, menores que o camarão.

A produção lembra uma clássica gravação feita pelo cientista marinho, Roger Payne, a Songs of the Humpback Whale, que foi distribuída, em 1979, junto com os exemplares da revista National Geographic. A ação ajudou a conscientizar e chamar atenção para a caça ilegal das baleias.