Cientistas acreditam que “hobbit” é a primeira forma da espécie humana

Warner Bros. Pictures/Divulgação

Humanoides extintos apelidados de “hobbits”, por causa da sua baixa estatura, podem ser a forma humana mais antiga, de acordo com uma nova pesquisa realizada por cientistas australianos. Desde a descoberta dos restos desses humanoides em uma ilha da Indonésia em 2003, travou-se um debate sobre o lugar deles na árvore da evolução e agora os pesquisadores encontraram um lugar para o Homo floresiensis, como são chamados formalmente.

Para parte dos cientistas, os hobbits são parentes dos Homo habilis, que moraram na África há 1.75 milhões de anos, uma das primeiras espécies humanas. Há uma grande possibilidade de que os hobbits tenham evoluído no mesmo lugar, um pouco antes, e então migraram para a Indonésia e outras partes do mundo. A espécie tinha pouco mais de um metro e usava ferramentas de pedra até cerca de 50 mil anos atrás, mas misteriosamente desapareceu.

“A análise mostra que, na árvore genealógica, Homo floresiensis era uma espécie irmã da Homo habilis. Isso significa que os dois tinham um ancestral em comum”, explicou a doutora Debbie Argue, da Universidade Nacional da Austrália, ao portal de notícias britânico Independent.

 

Parte do corpo do Homo floresiensis reproduzido Flickr/Reprodução

Outra teoria diz que os hobbits evoluíram do Homo erectus, que existiu há mais de 1,8 milhões de anos, mas a doutora disse que no estudo desenvolvido pela sua equipe, que envolveu observar 133 partes dos ossos dos humanoides, não há nenhuma indicação de que essa teoria seja verdadeira. “Se tentarmos linkar todos eles na árvore genealógica, o resultado não tem nenhuma base. Os testes dizem que os dois não se encaixam, não é uma teoria viável”.

Uma análise estatística dos restos encontrados e uma comparação com a ossada humana deixou pouco espaço para dizer que os hobbits são apenas versões pequenas do homem moderno. A teoria da relação da espécie com o Homo habilis ainda é a mais bem fundamentada, com 99% de certeza de que não há nenhuma relação com o Homo erectus e 100% de convicção de que não se trata de um Homo sapiens mal formado.

 

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: