Cães tentam se comunicar com humanos por expressão facial

Creative Commons/Max Pixel

Tem horas que só os cachorros conseguem entender nossos problemas. Até agora, porém, isso nunca tinha sido mostrado cientificamente, mas uma pesquisa conduzida por especialistas da Universidade Portsmouth, no Reino Unido, comprovou que, de fato, os cachorros tentam se comunicar com os seres humanos por meio de expressões faciais. Apesar do carinho expresso pelas “vozes de bebê” que você faz para seu cão, o estudo mostrou que eles tem mais chances de se comunicar quando querem convencê-lo a fazer algum favor, como dar comida.

A fim de compreender e verificar o resultado, os pesquisadores compararam qual a reação dos caninos quando viam humanos que os alimentavam ou viam apenas sua ração.  “Nós queríamos ver se eles faziam mais expressões faciais quando viam os donos junto com as comidas, porque isso pode significar que eles tentam, intencionalmente, manipular os humanos para conseguir mais alimentos”, explicou em entrevista ao jornal britânico The Guardian a professora Bridget Waller. A conclusão foi que os cachorros respondem com mais emoções faciais quando enxergam a comida. Já quando querem se comunicar, produzem mais expressões. “Agora podemos ter certeza de que a expressão facial dos cães são sensíveis à atenção humana e que estas são, potencialmente, uma tentativa de comunicação – não uma simples visualização emotiva”, explicou.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram o comportamento de 24 animais domésticos de raças diferentes e com idades entre um e 12 anos. As expressões foram registradas por filmagens em várias situações mapeadas por um programa de inteligência.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: