Aumento da temperatura global atinge novo recorde em março de 2017

Quanto mais vermelha a região, mais quente ela é NOAA/Reprodução

Cientistas da NOAA (sigla em inglês para a organização norte-americana Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) afirmaram que o último mês de março de 2017 foi o mais quente de todos os tempos, na ausência do fenômeno El Niño – que causa o aumento das temperaturas naturalmente. Na maior parte do mundo, tanto em terra quanto nos oceanos, as temperaturas esteveram 1,05 graus Celsius acima da média, que no século XXI é de 12,7 graus Celsius.

Em 2016, o aumento da temperatura atingiu seu recorde geral – 1,23 graus Celsius acima da média; porém, no ano passado, o El Niño estava em atividade. Os registros mais altos neste ano se deram no norte da Sibéria, em partes da Europa e nos Estados Unidos. Já os países que apresentaram temperaturas mais baixas do que a média foram o Canadá, o Alasca e a Índia.

Esses dados contrariam as afirmações daqueles que afirmam que o El Niño seria o responsável pela maior parte do aumento nas temperaturas do planeta nos últimos meses, negando a ação humana como um dos fatores no crescente aquecimento global. Segundo o jornal The Independent, Zeke Hausfather, climatologista da Universidade da Califórnia, afirmou que, diante da ausência do fenômeno neste ano, “se o El Niño fosse o maior responsável pelos recordes de temperatura, não haveria como os últimos três meses terem sido tão quentes”.

O comunicado divulgado pela NOAA afirma que, no geral, Março de 2017 e Janeiro de 2016 estão empatados em quinto lugar como as temperaturas mais altas já registradas desde que os recordes de temperatura global passaram a ser medidos, em meados da década de 1880.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: