Residências de classe média têm mais ácaros que lares pobres, comprova pesquisa pernambucana
Quanto mais elevada a sua classe social, maior a probabilidade de sua casa estar coberta por ácaros. Duvida? A conclusão é da pesquisadora pernambucana doutora em biologia de fungos Ubirany Ferreira, que publica, no primeiro semestre de 2016, compilação de estudos sobre a relação de poeira e ácaros desenvolvidos desde 1995.
A conclusão não quer dizer que uma residência seja, necessariamente, mais limpa que outra, mas que moradores de lares onde há condições financeiras mais favoráveis possuem mais locais propícios para o acúmulo de poeira, a exemplo de tapetes, cortinas e estantes de livros.
A responsável pela descoberta ficou surpresa com o resultado na primeira pesquisa realizada, em 1995, mas logo encontrou o motivo e seguiu com os estudos para comprovar cientificamente a teoria. Hoje, ela é capaz de explicar com detalhes como controlar a população de ácaros de uma residência.
Agora é hora de fazer o teste. Quem domina sua casa: você ou os ácaros?
Paulo Trigueiro
Repórter
Paulo é estudante de jornalismo e graduado em psicologia. Escreve para o Diario desde 2013. Até onde se sabe, esta também foi a última data em que limpou seu ventilador.