ONG distribui sapatos que crescem para crianças pobres

The Shoe That Grows/Divulgação

Um sapato que cresce está sendo distribuído em vários países para crianças periféricas que estão sujeitas ao perigos de andar descalço. A ONG The Shoe That Grows é responsável pelo projeto, desenvolvendo os calçados feitos de borracha compacta que podem ter sua tiras ajustadas até cinco vezes. Há três tamanhos diferentes para diferentes idades.

As crianças de Kibera, favela de Nairóbi, capital do Quênia, estão usando os sapatos. “Eles são bons, posso até usá-los para jogar futebol”, afirmou uma criança beneficiada pelo calçado para o site britânico BBC. Segundo a ONG, 91 países já receberam mais de 120 mil pares de sapatos, através de 926 distribuidores.

O design dos calçados são feitos nos Estados Unidos e fabricados na China e na Etiópia. “Nós somos confiantes sobre a durabilidade dos nossos sapatos porque nós o desenvolvemos primeiramente a prioritariamente pela função, não pelo estilo. Na verdade, nós não ligamos para como eles aparentam”, explicou Kenton Lee, fundador da ONG para em uma entrevista publicada no fórum norte-americano Bored Panda. Segundo dados do National Center for Biotechnology Information, mais de 1 bilhão de pessoas são contaminadas por doenças transmitidas pelo solo. Mais de 300 milhões de crianças vivem em condição de extrema pobreza, descalços. Um designer britânico criou também uma roupa que se ajusta ao crescimento da criança.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: