Humanos teriam vindo da Grécia, não da África, diz estudo

Wikipedia / Reprodução

A teoria de que os seres humanos se originaram na África, mais aceita até o momento, pode ser desconstruída. Uma pesquisa, publicada no site Proceedings of the Geologist Association, mostra uma pegada com características humanas, de 5,7 milhões de anos, que indica uma mudança na evolução humana: os humanos podem ter vivido na Ilha de Creta, na Grécia.

A teoria mais aceita sobre a evolução humana surgiu após pesquisadores encontrarem fósseis de nossos antepassados na África do Sul e do Leste, em meados do século XX. De acordo com estudos, os seres humanos permaneceram isolados na África por milhões de anos antes de se mudar para a Europa e a Ásia. Porém, o estudo realizado pelo professor Per Ahlberg contrapõe a teoria “controversa”.

Proceedings of the Geologist Association / Divulgação

“Esta descoberta desafia a narrativa estabelecida da evolução humana e provavelmente gerará muitos debates. Resta saber se a questão de saber se a comunidade de pesquisa de origens humanas aceita as pegadas fósseis como prova conclusiva da presença de hominídeos no Mioceno de Creta”, explica Per Ahlberg, autor no estudo, ao Independent.

O estudo analisou as características da pegada, principalmente os dedos. Foi constatado que não haviam garras, o ancestral andava com dois pés e tinha dedos internos que saíam além dos exteriores. Esses resultados levaram os cientistas a concluir que o pé parecia pertencer aos nossos primeiros antepassados humanos, que poderiam estar andando pela Europa no início de um tempo que nunca conhecemos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: