Cientistas criam máquina capaz de colher água do ar

MIT/Divulgação

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram uma máquina pioneira capaz de armazenar água colhida do ar. O dispositivo funciona com apenas luz ambiente e “puxa” a água do ar diariamente, possibilitando o suprimento de água em casas distantes da rede.

A máquina foi fabricada usando apenas metal orgânico produzido na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos. O protótipo foi colocado sob condições de 20% a 30% de umidade e conseguiu extrair 2,8 litros de água durante um período de 12 horas. “Uma visão para o futuro seria ter água fora da rede de abastecimento comum, usando esse dispositivo que satisfaria as necessidades da casa. Isso será possível por causa desse experimento. Eu chamo de água personalizada”, explicou o professor Omar Yaghi, principal autor do estudo, ao jornal britânico Daily Mail.

O metal utilizado na construção da máquina também foi criado por ele, há mais de 20 anos. O material é uma combinação de metais como magnésio ou alumínio e moléculas orgânicas para criar uma estrutura rígida e ideal para o armazenamento de gases e líquidos. Conforme o ar ambiente se difunde dentro do material poroso, moléculas de água ficam presas na superfície interior da máquina.

A luz do sol entra por uma janela, aquece o material e faz com que a água presa se mova até o condensador, que permanece na mesma temperatura do ar ambiente. O vapor condensa e pinga no coletor. “Há muito potencial para aumentar a quantidade de água que está sendo colhida, é só uma questão de engenharia. Uma pessoa precisa de cerca de uma lata de coca cola de água por dia. Isso é uma quantidade possível de coletar em uma hora utilizando o sistema”.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: