Vampira da vida real, estudante tem doença que não a permite sair no Sol

lizzietenney / Facebook

Lizzie Tenney, 22, sofre de uma doença rara e pode ser considerada uma vampira da vida real. Quando ela se expõe ao sol por apenas alguns minutos sua pele reage e fica coberta de bolhas. O nome da doença incomum da estudante, moradora do estado de Utah, nos Estado Unidos, é xeroderma pigmentoso. Lizzie desenvolve queimaduras solares severas se ficar sob os raios solares, mesmo que por pouquíssimo tempo. Por causa disso, ela já teve que se operar de câncer de pele 43 vezes.

Apesar de sofrer com os sintomas da doença desde que era um bebê, a estudante só foi diagnosticada aos 12 anos quando foi ao dermatologista por causa das bolhas na pele e descobriu que, na verdade, era câncer. “Infelizmente, XP é tão rara que a maioria dos médicos nem conhece. É uma doença de difícil diagnóstico, principalmente quando você não está esperando”, explica o médico de Lizzie, Dr Cheryl Lee Ebertin, ao jornal britânico Daily Mail.

Lizzie precisa usar um chapéu parecido com o de um apicultor todas as vezes que sai de casa e revestiu tanto sua residência quanto seu carro com filtro UV. Quando ela sai de casa sempre escuta comentários maldosos por causa do chapéu: “Por que essa garota está com um saco na cabeça? Você é uma apicultura? Você é do espaço sideral? Por isso se veste assim?”, comenta Lizzie.

A doença da estudante a levou naturalmente a preferir a noite: “Eu amo a noite, a noite é o meu sol, a noite é o meu dia. Eu me sinto mais feliz à noite, quando eu posso sair de casa como uma pessoa normal”, explica. Lizzie decidiu falar sobre sua condição para conscientizar as pessoas sobre uma doença tão rara como a xeroderma pigmentoso e ajudá-las a entendê-la.

Lizzie não é a única com a doença na família, sua sobrinha de 7 anos, Anna, também tem XP, porém como ela foi diagnosticada mais cedo, o risco de ela desenvolver câncer de pele é menor. “Eu sou muito agradecido pela irmã e pelo exemplo que ela tem sido para minha filha, ela é uma heroína para ela”, declarou o irmão de Lizzie e pai de Anna, Josh.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: