Uso constante de celular diminui a inteligência, diz estudo

Wikipedia / Reprodução

Pesquisadores da Universidade do Texas realizaram um estudo que aponta o uso constante do celular como causa de estímulos cerebrais que reduzem, em grande escala, a inteligência, a capacidade de atenção e a concentração das pessoas. Até mesmo o simples fato de estar com o telefone ao lado, mesmo que sem mexer no aparelho, reduz a capacidade cognitiva, diz o estudo.

Os pesquisadores realizaram dois exames onde concluíram que pessoas que mantêm os aparelhos ao lado durante o dia tiveram pior desempenhos nas atividades. Essas pessoas obtiveram notas 10% inferiores quando comparadas as outras pessoas que não tinham nenhum celular por perto. Em notas que vão de zero a dez, as pessoas que deixaram o celular na mesa tiraram nota 7,8 no desempenho das atividades, seguidos pelos que o deixaram no bolso com 8,2 e dos que deixaram o aparelho em outra sala, com 8,4.

“Embora esses dispositivos tenham um imenso potencial para melhorar nosso bem-estar, sua presença persistente pode provocar um custo cognitivo. Mesmo quando as pessoas conseguem concentrar-se, evitando a tentação de verificar seus telefones, a simples presença destes aparelhos reduz a capacidade cognitiva. Nós vemos uma tendência que sugere que, à medida que o smartphone se torna mais visível, a capacidade cognitiva disponível dos participantes diminui. Até o processo de tentar não pensar no smartphone sacrifica nossos recursos cognitivos”, explicou Adrian Ward, autor principal do estudo, ao jornal britânico Telegraph.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: