Urubus são equipados com câmeras para localizar lixões, em Lima, no Peru

Fotos Públicas/Gallinazo Avisa/Ministerio del Ambiente – Perú

A cidade de Lima, capital do Peru, equipou urubus para registrar os locais de lixo do município – maior produtor de resíduos sólidos no país. O projeto “Gallinazo Avisa” nasceu de um projeto da Universidade Nacional de San Marcos, em Lima, de julho de 2015 e consiste em equipar os animais com GPS e câmeras GoPro para gravar os focos de lixo onde eles se alimentam.

Ao todo, 10 aves participam da iniciativa, entre animais resgatados ou capturados de suas colônias utilizando carniça como isca. Depois de exames médicos, foram libertadas em Lima. Esses bichos conseguem voar por até quatro horas em busca de lixo ou de animais mortos. Enquanto isso, uma equipe recebe as imagens, em tempo real, de tudo que os urubus observam. Todos os dados também estão em uma plataforma online e a população pode acompanhar onde estão as aves e as informações obtidas com elas.

Todas as informações serão repassadas ao Ministério do Meio Ambiente para que o problema do lixo seja solucionado, uma vez que a cidade produz 7,4 mil toneladas de resíduos sólidos por dia e tem mais de 9 milhões de habitantes.

Fotos Públicas/Gallinazo Avisa/Ministerio del Ambiente – Perú