Urina de astronauta poderá ser transformada em comida

American Chemical Society / Divulgação

Para ajudar os astronautas durante as jornadas espaciais, principalmente aquelas que levam mais tempo, como por exemplo, as viagens a Marte, a NASA financiou um estudo que desenvolveu uma fórmula capaz de transformar urina em poliéster e nutrientes. Ou seja, essas moléculas podem servir para alimentar os astronautas.

Em missões espaciais a tripulação não tem espaço para levar todo e qualquer equipamento necessário e o peso da aeronave acaba influenciando no gasto de combustível. Em uma tentativa de otimizar e evitar o desperdício, a pesquisa desenvolveu uma fórmula capaz de converter a urina, porém, o segredo está no uso das moléculas, que servem para alimentar a Yarrowia lipolytica – levedura que pode ser geneticamente modificada para produzir substâncias como ômega-3, essencial na alimentação humana e plásticos. A fermentação ocorre apenas através da urina e gás carbônico, produzidos pelos próprios astronautas.

“Se os astronautas vão fazer viagens que durem vários anos, precisaremos encontrar uma maneira de reutilizar e reciclar tudo o que eles levam. Eles simplesmente não têm o espaço para transportar todas as necessidades possíveis, sem contar que certos nutrientes, medicamentos e materiais podem se degradar ao longo de mais de três anos”, explicou Mark A. Blenner, pesquisador da Universidade Clemson, na Carolina do Sul, que lidera o estudo, ao site Live Science.

A pesquisa foi apresentada no 254º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), junto com uma perspectiva de, através de uma impressora 3D, a alga geneticamente modificada possa ser usada como matéria-prima para imprimir qualquer tipo de item. O estudo ainda está em fase inicial, em que estão sendo feitos testes para saber como o fermento se comporta em situações de microgravidade.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: