Um em cada 4 brasileiros é analfabeto funcional

IBL/Reprodução

Pesquisa divulgada em fevereiro de 2016 mostra que 27% dos brasileiros, entre 15 e 64 anos, são analfabetos funcionais – ou seja, de cada quatro habitantes, um não consegue interpretar textos mais complexos. O estudo Analfabetismo no Mundo do Trabalho, feito pelo Instituto Paulo Montenegro e a Ong Ação Educativa, também revelou que apenas 8% da população consegue realmente escrever e interpretar textos, gráficos e tabelas mais complexas.

O resultado da pesquisa mantém o resultado obtido em 2011, que utilizou o mesmo recorte. “O Brasil não tem sido capaz de garantir oportunidades de acesso a uma educação de qualidade a todas as crianças e jovens e, em consequência, depara-se com limitações significativas na formação da população acima de 25 anos, principal força produtiva no país”, ressalta Ana Lúcia Lima, diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro (IPM).

Entretanto, o estudo também mostra que, mesmo com um número significativo de pessoas com pouca escolarização, muitas pessoas apresentavam um bom desempenho no trabalho. Esse dado fez com que os pesquisadores acreditem que, além da escola, outros ambientes também possam ajudar no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas. Por outro lado, as pessoas com menor capacidade de esclarecimento estão sujeitas a uma maior probabilidade de desemprego. Entre os proficientes, 73% estão empregados, enquanto 6%, desempregados – já entre os analfabetos, 47% trabalham e 13% estão procurando emprego.

Para realizar a pesquisa, foram entrevistadas cerca 2 mil pessoas, sendo 63% de empregados, 11% de donas de casas, 10% de desempregados e 5% de aposentados.