Tubarão dilacerado por orca na costa Sul Africana preocupa biólogos
Um tubarão branco de 4 metros de comprimento apareceu totalmente dilacerado na beira da praia de Kleinbaai, no cabo ocidental da África do sul. O animal, que é conhecido por ser o predador dos mares, é o quarto a ser morto por baleias orcas desde maio. Os tubarões estão se tornando persas fáceis para as orcas, o que tem preocupado biólogos locais.
Biólogos da Marine Dynamics, uma empresa que realiza mergulhos em jaulas para turistas observarem tubarões, encontraram o animal, que foi “cuspido” pela maré e estava exposto na areia. Segundo a porta voz da empresa, o animal teve o fígado arrancado, com precisão quase cirúrgica, pela orca. O fígado de um tubarão branco, que tem praticamente o peso de uma pessoa adulta, é altamente nutritivo para a dieta das baleias. As informações são do jornal New York Post.
Uma autópsia foi feita pela Dyer Island Conservation Trust, liderado pelo biólogo Alison Towner, que confirmou a falta de órgãos do animal e ha quanto tempo ele estava morto. “O macho tinha 4,1 m de comprimento total. Ele estava sem o fígado, os testículos e o estômago. A carcaça estava na praia há alguns dias, mas estava relativamente fresca e sangrenta. Todas as amostras necessárias foram tomadas para os vários projetos científicos. Este é o quarto tubarão branco falecido, documentado desde maio, que podemos conectar com a predação das Orcas”, explicou Towner.
A dupla de baleias suspeitas de terem atacado o tubarão foram avistadas fora da área de perigo, perto da aldeia costeira. Durante um mergulho na jaula, um barco da Marine Dynamics rastreou o par. As pessoas que participaram dos mergulhos na gaiola, não puderam ver os tubarões, que fugiram da área, mais uma vez, por conta dos ataques.
Deceased shark - Alison Towner, Biologist, has confirmed it is 4.2m male with the same injures as previous sharks indicating Orca predation. pic.twitter.com/mm6DTA6apr
— Marine Dynamics (@MarineDynamics) 24 de junho de 2017