Três tumbas de 2 mil anos são encontradas no Egito

Egyptian Ministry of Antiquities/Divulgação

Três tumbas de dois mil anos foram descobertas ao sul do Cairo, capital do Egito, de acordo com o ministério de antiguidades do país. As tumbas foram encontradas em Al-Kamin al-Sarwahi, na província de Minya, enterradas abaixo de poços de sepultamento. Após escavações, foram encontrados quatro sarcófagos esculpidos com rostos humanos em uma das tumbas e outra continha seis buracos para sepultamento, incluindo para uma criança, mas nada além de restos de utensílios de argila foram encontrados dentro dela.

“Essas tumbas são parte de um grande cemitério de uma cidade e não uma guarnição militar, como alguns sugeriram”, declarou o arqueologista Ali al-Bakry de acordo com o portal de notícias Independent. Ele ainda citou que foram encontrados restos mortais que, acredita-se, pertenciam a homens, mulheres e crianças de diferentes idades – constituindo a primeira vez que uma criança sepultada foi encontrada em Sahrawi.

Egyptian Ministry of Antiquities/Divulgação

Autoridades acreditam que a área foi usada por muito tempo, pois fragmentos de argila encontrados nas tumbas são de entre 525 ac, era da 27ª Dinastia, e 332 ac, início da era Greco-Romana. A área de Al-Kamin al-Sarwahi tem sido local de exploração arqueológica intensa desde 2015, quando 20 tumbas foram encontradas. Porém, de acordo com Al-Bakry, essas tumbas possuem uma arquitetura diferente das descobertas anteriormente, o que pode indicar que o uso da área, enquanto cidade antiga, foi realizada num aspecto muito mais longo e mais complexo do que antes se imaginava.

A primeira tumba é composta por um buraco para sepultamento perpendicular esculpido em rochas que leva até a câmara que contém quatro sarcófagos. A outra tumba também é um buraco perpendicular e contém duas câmaras de enterro.

Em maio, na mesma região, os arqueólogos localizaram um total de 17 múmias na região, um achado sem precedentes na região. Até o momento, elas não foram identificadas ou datadas. Além delas, os escavadores também encontraram um manto de ouro e dois papiros com uma escrita antiga do Egito. A escavação da terceira tumba localizada em agosto ainda não foi concluída e a busca por mais dados sobre essa civilização perdida continua.

Egyptian Ministry of Antiquities/Divulgação

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: