Traficante é preso depois de tentar filmar própria biografia
O narcotraficante mais procurado do mundo, Joaquín Guzmán Loera, mais conhecido como El Chapo, filmava uma obra sobre a própria vida, enquanto se mantinha escondido, no México. Os contatos com atores, produtores e etc geraram tanta surpresa e indignação que acabaram vazando seus passos para o FBI, informação suficiente para levar a sua localização, na sexta-feira, 8 de janeiro de 2016.
Descrito como mania de grandeza, pelo El País, El Chapo já impressionava. Fugiu do presídio de segurança máxima El Altiplano em julho de 2015 utilizando-se eu túnel de nada menos de 1,5km. A fuga incluiu paradas em várias cidades e transporte de avião, plano altamente articulado.
Depois de quase ser preso novamente e desistir de viver nas montanhas, onde se escondia, mudou-se para a área urbana, mas a climatização de várias residências de uma só vez soou o alarme do FBI, que o emboscou, junto às Forças Armadas do México, no dia de sua chegada. História com um quê de cinematográfica, tentou nova fuga pelo sistema de esgoto – feito conquistado com sucesso em 2014 – mas oficiais da Marinha o esperavam na área. Tentaram ainda sair de um bueiro e roubaram carros para fugir por rodovias (sim, bem filme!), mas foram detidos minutos depois.
O líder do Cartel de Sinaloa foi reconduzido ao presídio de segurança máxima do qual já fugiu. O filme ainda pode ter continuação…