Toritama teve maior crescimento populacional de PE

Feira de Toritama / Divulgação

Toritama foi a cidade pernambucana que teve o maior aumento de população entre 2016 e 2017. O município do Agreste, conhecido por sua atuação no setor de tecidos, aumentou 2,5% em um ano, passando de 43,1 mil para 44,2 mil. A constatação faz parte da estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , que aponta um crescimento em Pernambuco da ordem de 0,7%, chegando a 9,4 milhões de habitantes. A estimativa contempla o número de moradores esperados 1° de julho de 2017.

Entre os destaques revelados pelos dados do estudo estão que um total de 28 entre os 185 municípios do estado tiveram diminuição populacional, em especial em Cumaru, em que houve uma redução de 6,27%. A estimativa de Poção e Brejinho aparecem como destaque uma vez que o IBGE aponta que ambas ganharam apenas um morador a mais, enquanto Belém de São Francisco perdeu dois indivíduos.

Os números praticamente repetem a fórmula da estimativa populacional do IBGE em 2016. Isso porque o cálculo é baseado em uma projeção de movimento de pessoas com base entre um Censo e outro – no caso, as diferenças registradas entre 2000 e 2010. O método é polêmico porque é pela população que é definido o montante do fundo de recursos aos quais os municípios têm direito e ao passar de uma faixa populacional para outra, as prefeituras acabam beneficiadas ou penalizadas, enquanto a variação dos habitantes, propriamente dita, só pode ser verificada com certeza no Censo seguinte, no caso, previsto para 2020.

Recife e Jaboatão entre as 25 maiores do país

Com 1,6 milhões de habitantes, Recife é a 9ª cidade mais populosa do Brasil e a terceira mais populosa do Nordeste, atrás, apenas, de Salvador e Fortaleza. Os números colocam, além da capital pernambucana, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, no ranking: quando se excluem as capitais brasileiras, a vizinha de 695 mil habitantes fica em 10º lugar na estimativa populacional, sendo a primeira do Nordeste abaixo de um milhão de pessoas. Quando todas vão para o mesmo páreo, Jaboatão fica em 24º lugar.

Agora, o Brasil tem oficialmente 207,6 milhões de habitantes. O primeiro lugar nacional, sete vezes mais pessoas que o Recife, é da cidade de São Paulo, que tem 12,1 milhões de habitantes. A capital com menos habitantes é Palmas, no Tocantins, com apenas 286 mil moradores. A cidade menos habitada em todo o mapa, por sua vez, é Serra da Saudade, no interior de Minas Gerais, com apenas 812 pessoas.

Cidades pernambucanas

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: