Tomar café diminui risco de câncer no fígado em até 50%

Pixabay/Reprodução

O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Pesquisas já o apontaram como a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. É famoso por seus benefícios, como melhora da concentração, manutenção de memória e otimização do desempenho em exercícios físicos; e também pelos malefícios do consumo excessivo, como aumento da pressão arterial, refluxo gástrico e distúrbios intestinais.

Porém, cada vez mais pesquisas atestam que o consumo moderado é muito benéfico para a saúde. E um novo estudo, conduzido por cientistas das Universidades de Southampton (Inglaterra) e de Edimburgo (Escócia), afirma que a ingestão da bebida pode reduzir em até 50% as chances de se desenvolver o hepatocarcinoma – o câncer de fígado mais comum. E o consumo nem precisa ser assim tão moderado.

De acordo com a pesquisa, tomar uma xícara de café por dia reduz a probabilidade de o câncer se desenvolver em 20%; tomando duas xícaras por dia, o risco cai para 35%. E se você for daqueles viciados em café, pode tomar suas cinco xícaras diárias e ver as chances de ter um tumor no fígado caírem pela metade.

Os resultados foram obtidos a partir da análise dos resultados de outros 26 estudos, envolvendo 2,25 milhões de participantes. Eles também encontraram efeitos protetivos na versão descafeinada da bebida – mas sem a mesma eficácia. Porém, os pesquisadores ainda não sabem afirmar o que faz com que o café tenha essa propriedade.

“Mas não estamos afirmando que todo mundo deveria começar a tomar cinco xícaras de café por dia”, afirmou ao jornal Daily Mail o Dr. Oliver Kennedy, coordenador da pesquisa, da Universidade de Southampton. “Ainda é necessária uma investigação mais aprofundada sobre os potenciais males do consumo excessivo de cafeína e há evidências de que ele deve ser evitado em certos grupos, como mulheres grávidas.”

Andrew Langford, diretor-executivo da organização British Liver Trust, afirmou que essa é uma boa notícia na busca pela redução dos índices de mortalidade por esse tipo de câncer – que geralmente só é diagnosticado quando já é tarde demais. Porém, ele também alerta que, para isso, as pessoas também devem incorporar outros hábitos em seu estilo de vida, como a prática regular de exercícios e a moderação na ingestão de bebidas alcoólicas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: