Time feminino vence liga infantil masculina de futebol na Espanha

A equipe campeã do AEM de Lleyda e seu técnico - Facebook/Reprodução

Assim, como em outros países, a Espanha possui uma liga infantil de futebol, disputada em diversas categorias. Até o Sub-12, os times são mistos, mas a partir do Sub-14, tornam-se exclusivamente masculinos. Porém, a equipe catalã do AEM de Lleyda não queria que suas meninas mais velhas parassem de jogar. Assim, o treinador Dani Rodrigo formou uma equipe exclusivamente feminina, com jogadoras entre 12 e 14 anos, para disputar a competição masculina. E elas acabam de se sagrar campeãs da segunda divisão na temporada 2016/2017 – com quatro rodadas de antecedência.

Os números do time são incontestáveis. Das 22 partidas disputadas, foram 19 vitórias, uma derrota e dois empates. O ataque foi o melhor da competição, com 93 gols marcados. As meninas do AEM tiveram ainda a defesa menos vazada, com apenas 25 gols sofridos. E a artilheira da chamada Liga Segunda também é delas: Andrea Gómez, que anotou 37 tentos nas redes adversárias.

A caminhada do time para a conquista, inédita e importantíssima, foi construída ao longo de três temporadas, enfrentando a desconfiança dos pais, o preconceito das outras equipes. Na primeira participação, várias derrotas. Na temporada seguinte, um terceiro lugar. E na última, o título de campeãs.

Ao jornal El País, Rodrigo contou o que disse às suas jogadoras após a vitória: “Vocês fizeram uma coisa muito grande, mais do que imaginam. As novas gerações de meninas que vierem se espelharão em vocês”. Essa próxima geração já se encontra sendo treinada no AEM; hoje, o clube conta com equipes Sub-10 e Sub-12 totalmente femininas. Ao todo, são 110 meninas treinando no clube, que se tornou referência.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: