Site permite saber se seu cônjuge está no Tinder

Sinadma/Reprodução

Centro de diversas polêmicas, o Tinder tem mais um inimigo: o site Swipe Burster.  Lançado recentemente, ele permite que você descubra se determinada pessoa está no Tinder, por meio de diversos dados. Para ter acesso às informações, o usuário precisa pagar $5, cerca de R$18.

O funcionamento do site, que foi primeiramente chamado de Tinder Buster, ocorre da seguinte maneira: o usuário informa alguns dados da pessoa que está a procura, como primeiro nome, idade e local onde mora, o site localiza usuários que se encaixam nesse perfil e divulga a foto, se ele busca homens ou mulheres e qual foi a última vez que a pessoa esteve conectada.

Essas informações são puxadas por meio do API (Interface de Programação de Aplicativos) do Tinder, que permite o acesso as informações e no caso desse aplicativo, os dados são públicos. O responsável pela novidade, um profissional de software de marketing, disse ao Vanity Fair, que, apesar de ser pago, o objetivo do site não é ganhar dinheiro, mas chamar atenção dos usuários quanto ao perigo de seus dados serem acessados facilmente e para a empresa tomar providência e tornar as informações privadas.

A construção do site foi realizada com a ajuda de um programador e um designer, que se conheceram em um grupo do Facebook em novembro de 2015.