Sinal digital dá espaço ao “super wi-fi”, tecnologia de rede melhorada

TechTudo/Divulgação

No momento de transição da televisão brasileira, há inúmeros avisos sobre o desligamento do sinal de transmissão analógico. Kits digitais estão sendo entregues para que a população não precise comprar outra televisão para receber o sinal digital. Tudo isso para que o sinal analógico possa, de fato, ser desligado. Mas, além da qualidade de som e imagem diferenciada, há outros benefícios envolvidos nesse movimento do qual pouco se fala. Um deles é que a troca do sinal pelo digital abre portas para uma conexão de internet melhorada no país. De acordo com a monitora da empresa Seja Digital Tsuey Lan, as campanhas de incentivo são uma parceria de emissoras de TV com empresas de telefonia, para que o sinal analógico possa ser usado no melhoramento de conexões 4G. “É necessário que 93% da população faça a troca para o sinal digital e, só então, o sinal analógico será oficialmente desconectado para, um ano depois, ser utilizado pelas empresas de telefonia melhorarem o sinal de internet”, explicou.

Atualmente, a Seja Digital tem trabalhado com programas culturais e campanhas publicitárias para falar sobre a história do avanço tecnológico das TVs e para conscientização da poluição causada pelo descarte inadequado dos aparelhos mais velhos. Foi construído um pequeno “museu” da televisão no Centro Cultural do Correios onde é possível ver o avanço dos aparelhos televisivos.

No Brasil, mais de 70 milhões de pessoas não têm conexão à internet, de acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações das Nações Unidas. O nome oficial da nova tecnologia que abrangeria novas regiões do país é Rede de Área Regional Sem Fio (WRAN, em inglês), conhecida como “super wi-fi”, por conseguir alcançar distâncias muito grandes.

Pode-se perguntar o que as empresas de televisão e de telefonia ganham com essas campanhas. Bem, se todos garantirem a troca para o sinal digital, as empresas de TV não perderão telespectadores e a qualidade do sinal se torna superior. Para as empresas de telefonia, se trata de gerar novos clientes que potencialmente contratariam serviços da companhia. Para os usuários, essa troca representa mais qualidade de imagem, rapidez de navegação, melhor conexão e maior alcance de rede.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: