Sem saber, homem apoiava porta de galinheiro com granada militar

RBS TV / Reprodução

Um morador da cidade de Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, passou mais de 4 anos utilizando uma granada militar de forma inusitada: como peso de porta. Como era de se esperar, Cléber Valmir Flores não sabia que o objeto era uma granada, pois nunca tinha visto algo parecido na vida.

Durante uma volta em sua fazenda, localizada no Caverá, há cerca de dez anos atrás, Cléber encontrou um objeto estranho e decidiu levá-lo para casa. Além disso, ele transportou a granada dentro do porta malas de seu fusca, sem nem ter ideia do perigo. Sem utilidade, ele resolveu usar o objeto como peso de porta para segurar a entrada do galinheiro.

Quem resolveu acionar o Exército, desconfiando que poderia se tratar de uma granada, foi o cunhado de Cléber, Amilton Araújo Silva. Como ele já tinha servido o exército, reconheceu o objeto e resolveu acionar os militares. “Eu já tinha servido ao Exército. Procurei tirar ela do local, colocar num lugar mais seguro e procurar o Exército. Porque algum dia poderia acontecer algum problema”, relatou Amilton ao G1.

A granada, que pesava aproximadamente 5 kg, foi detonada pelo Exército Militar no começo do mês de maio de 2017. Apesar da propriedade de Cléber nunca ter sido um campo de treinamento militar, as autoridades decidiram fazer uma procura na região para tentar encontrar uma explicação. Segundo os militares, o artefato era usado como munição de tanques de guerra e tinha capacidade para destruir veículos blindados. “É uma granada provavelmente de artilharia e ela estava muito oxidada, sem as inscrições visíveis do lote ou do ano de fabricação”, conta o comandante do 10º Batalhão Logístico de Alegrete, Luis Sérgio da Costa Souto.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: